Como Funciona o Intercâmbio pela CLEV
Bateu aquela vontade louca de sair por esse mundão e aprender não só sobre experiências médicas, mas também sobre novas culturas? Então fique aqui conosco e aprenda como ser um intercambista.



Quero viajar. Como faço?
-
A CLEV oferece 2 seleções anuais para estudantes de medicina que queiram fazer estágios nacionais ou internacionais, nas áreas de prática médica (SCOPE) ou pesquisa (SCORE).
-
Para conseguir o estágio, o estudante deve acumular PONTOS, adquiridos de diversas formas. Mais informações sobre os pontos você encontra mais abaixo ;)
-
Cada país possui uma pontuação mínima para se tentar o estágio. Esse patamar muda de ano a ano e depende das pontuações dos candidatos às vagas. Se quiseres ter uma noção (ênfase no noção) dessa quantidade de pontos, veja a lista dos aprovados para o SCOPE/SCORE de 2014:
-
Além disso, cada país tem requisitos próprios para a participação do estágio (exchange conditions). Queres checar?
-
Para saber mais sobre os Estágios Nacionais, faça o download do último edital
-
Para saber mais sobre os estágios do Núcleo Brasil-Cuba (NBC), faça o download do último edital
Como conseguir pontos?
-
Ser anfitrião de um estudante participante do estágio nacional ou internacional.
-
Ser padrinho/madrinha de um estudante participante do estágio nacional ou internacional.
-
Participação em atividades extracurriculares tipo A: Monitoria, Extensão, Ligas Acadêmicas, Estágios Extracurriculares e Projeto de pesquisa/ Iniciação Científica; B: Cursos de Ligas, Jornadas, Simpósios e Congressos.
-
Gestão concluída em CA/DA/DENEM.
-
Participação como colaborador (rede de apoio) em atividades de DENEM/CA/DA.
-
Ser Representante Discente de departamentos ou órgãos colegiados da faculdade que atuem como parceiros do CA/DA
-
Publicação de trabalho em revistas científicas.
-
Publicações em anais de Congresso, Jornadas e Simpósios ou apresentação de trabalho em Congressos, Jornadas e Simpósios.
-
Participação em fóruns e eventos da DENEM (COBREM, ECEM, Seminário do Cenepes, OREM com exceção da reunião de órgão executivos - Roex), IFMSA e FELSOCEM.
-
Participação em fóruns e eventos do CA/DA e atividades culturais reconhecidas pelo CA/DA.
-
Cada semestre avançado no curso médico, até o momento da inscrição
-
Eventos esportivos promovidos por CA/DA/Atléticas
-
Cada estudante recebido pela escola através de qualquer um dos programas de estágios e vivências da DENEM nos 12 meses que antecedem a seleção
-
Ser estudante de uma escola cujo CLEV foi ao Encontro de Capacitação em Estágios e Vivências e do Fórum de Estágios e Vivências promovido pela CEV nos últimos 12 meses.
Para saber quanto vale cada atividade, acesse o edital da modalidade de estágio do qual você pretende participar:
SCOPE/SCORE ESTÁGIOS NACIONAIS NÚCLEO BRASIL-CUBA
Vale lembrar que ser PADRINHO ou ANFITRIÃO é a forma mais eficaz de se ganhar pontos. Portanto, entre logo em contato conosco mostrando seu interesse! (eu sei que você quer...)
Na aba "Anfitriões e Padrinhos" lá em cima, você encontra um formulário para demonstrar seu desejo, bem como a relação atualizada dos incomings que vem nesse ano.
UFA!
Quer coisa mais fácil do que conseguir pontos?
Eu, Intercambista
-
Quanto tempo dura o estágio? O tempo médio de duração de um estágio pela DENEM é de 4 semanas (1 vaga = 1mês) sofrendo pequenas variações dependendo do programa envolvido.
-
Quais os meus direitos? Sim, você tem direitos: acomodação e, pelo menos, uma refeição por dia. A acomodação varia em cada país ou faculdade, mas é bem comum que o intercambista fique na casa de outro estudante.
-
Com quais despesas eu devo arcar? Como nem tudo são flores, todos os custos de transporte, seja do país ou estado de origem até o local do estágio, assim como deslocamentos na cidade são de total responsabilidade do estudante.
-
Eu pago alguma taxa? Sim. Uma vez selecionado, o estudante de medicina deverá pagar uma taxa à DENEM. No caso dos estágios internacionais de prática médica ou pesquisa, o estudante deverá desembolsar 460 reais à DENEM, e 50 reais à CLEV, ambos pagos em duas parcelas, a primeira ao sair o resultado da seleção, como forma de confirmação da vaga, e a segunda quando houver confirmação da vaga pela organização do país de destino. A CLEV orientará os estudantes inscritos sobre qual a forma de pagamento e quando o mesmo deverá ser feito.